PF investiga fraude com 22 cadastros falsos no Cadastro Único na Região dos Lagos

A Polícia Federal realizou nesta sexta-feira (4) a Operação Ficha Fantasma para investigar uma fraude no sistema do Cadastro Único, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Uma ex-servidora da Prefeitura de São Pedro da Aldeia é suspeita de criar 22 cadastros falsos para obter benefícios como o BPC/LOAS.

De acordo com a investigação, todos os registros fraudulentos eram de idosos com mais de 80 anos e apresentavam diversas irregularidades, como falta de documentos, assinaturas repetidas e ausência de formulários físicos. A ação teria resultado na concessão irregular de 15 benefícios, todos já cancelados pelo INSS após a descoberta da fraude.

Após o bloqueio da senha usada para acessar o sistema, a servidora se afastou das funções e pediu exoneração do cargo de auxiliar administrativo. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Pedro da Aldeia, e a Polícia Federal segue com as investigações para identificar outros envolvidos. A suspeita poderá responder por inserção de dados falsos, crime com pena de até 12 anos de prisão.

 

 

Por: André Zamora

Foto: Divulgação Polícia Federal