Rio inicia campanha de vacinação contra gripe para grupos prioritários

A Prefeitura do Rio de Janeiro deu início, nesta terça-feira (01), à campanha de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários. A primeira fase abrange idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, e gestantes. A imunização pode ser realizada nas unidades municipais de Atenção Primária.

A meta de vacinação para 2025 é de 3 milhões de pessoas, um aumento em relação ao total de 2,1 milhões vacinados no ano passado. Em 2024, a cidade registrou 9 óbitos e 64 internações devido à Influenza.

”Com a proximidade do inverno, é fundamental para todo carioca garantir a sua proteção contra a doença. Apenas uma dose dessa vacina segura para quem já se imunizou nos anos anteriores é suficiente, então, separe um tempo no seu dia e procure a Clínica da Família ou Centro Municipal de Saúde mais próximo de sua residência para se atualizar”, destacou o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, que abriu a campanha no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, Zona Sul da cidade.

A vacina deste ano protege contra as três cepas do vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2024: H1N1 Victoria, H3N2 Croácia e B Áustria. A recomendação é de que a imunização seja renovada anualmente para evitar complicações graves da doença.

Por: Maria Clara Corrêa

Imagem: : Edu Kapps/SMS