Procon divulga diferença de preços em produtos procurados para o Dia dos Pais

O Procon Carioca, órgão público de defesa do consumidor e ligado à Secretaria Municipal da Cidadania, fez uma pesquisa dos produtos mais procurados para o Dia dos Pais e seus preços.  

A pesquisa, que tinha como objetivo guiar os consumidores na hora de escolher o presente, além de checar possíveis infrações ao direito do consumidor, avaliou o preço de 30 produtos, incluindo eletrônicos, tênis e acessórios. Amazon, Americanas, Carrefour, Casas Bahia, Fast Shop, Kabum e Magalu foram as empresas avaliadas. A pesquisa conseguiu identificar que existe uma variação de preços do mesmo produto, que pode chegar até 219,30%, em lojas diferentes. 

Com isso, a pesquisa revelou disparidades consideráveis nos valores de produtos entre estabelecimentos distintos, ressaltando a necessidade de os consumidores realizarem uma pesquisa antecipada. Assim, conseguem identificar as ofertas mais vantajosas e condições de aquisição mais favoráveis. 

“Além disso, o consumidor deve ficar atento às questões de segurança ao digitar seus dados na hora da compra online e à política de trocas de cada loja. O Código de Defesa do Consumidor não obriga o fornecedor a trocar o produto, no caso das lojas físicas. Mas a empresa precisa cumprir o que foi informado. Caso afirme em etiqueta que realiza troca em até 10 dias, por exemplo, a loja se obrigou a trocar”, complementou o diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa. 

 

Foto: Reprodução/ Ascom 

Tagged: , , , ,