Cineasta palestino vencedor do Oscar é libertado por Israel

O diretor de cinema e vencedor do Oscar Hamdan Ballal, sequestrado após ser espancado por colonos judeus, foi liberado da prisão por Israel nesta terça-feira (25), afirmou Yuval Abraham. Ball e Abraham dirigiram juntos o longa “Sem Chão”, premiado com o Oscar de melhor documentário.

“Após passar a noite algemado sendo agredido numa base militar, Hamdan Ballal está livre e prestes a voltar para seu lar e sua família”, escreveu o colega.

Hamdan Ballal vive em Susya, um vilarejo rural na Cisjordânia, que, em conjunto com a Faixa de Gaza, compõe o território da Palestina. A região é um dos pontos centrais do conflito com Israel. Segundo o prefeito de Susiya, o cineasta começou a ser agredido pelos colonos judeus após alguns deles tentarem roubar ovelhas de casas palestinas.

De acordo com a agência de notícias Associated Press , testemunhas disseram que o grupo tinha de 10 a 20 colonos mascarados que usaram pedras e bastões no ataque.

As Forças Armadas de Israel confirmaram a prisão de Ballal e afirmaram que ele estava entre os palestinos que arremessavam pedras contra colonos judeus. Mas o Exército negou que o cineasta foi retirado à força de uma ambulância, onde estava para tratar ferimentos do linchamento.

Já o colega de trabalho dele, Yuval, afirmou que Ballal tinha ferimentos na cabeça e na barriga e estava sangrando.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Getty Images