Neto de Nelson Mandela diz ‘Vida longa ao Hamas’ em discurso no Iêmen

O neto de Nelson Mandela, Mandla Mandela, fez um discurso em uma conferência na capital iemenita de Sanaa, no sábado (22), onde liderou a plateia em cânticos de apoio ao Hamas e a seus aliados apoiados pelo Irã. Mandla se converteu ao islamismo em 2015 e há muitos anos defende as causas do povo palestino.

“Viva Hamas, viva. Viva Hezbollah, viva. Viva Ansar Allah, viva. Viva o espírito imortal do povo iemenita, viva”, exclamou Mandela, enquanto a audiência ecoava cânticos em apoio ao grupo militante libanês Hezbollah e aos Houthis do Iêmen.

A conversão seria uma influência de seu avô Nelson, cuja luta do Congresso Nacional Africano (CNA), contra o governo da minoria branca que levou à eleição pós-apartheid da África do Sul em 1994, foi apoiada pelo então líder palestino, Yasser Arafat, da Organização para a Libertação da Palestina. O líder comandou o país até o ano de 1999.

Israel refutou a comparação com o apartheid e classificou a segregação como uma mentira motivada pelo antissemitismo, mas muitos sul-africanos seguem a liderança de Mandela.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Getty Images