Governo deve voltar a cobrar vistos para turistas da Austrália, Canadá e EUA em abril

A partir do dia 10 de abril, turistas procedentes dos Estados Unidos, Canadá e Austrália podem ter que voltar a solicitar vistos para entrar no Brasil. A medida está prevista porque, em 9 de abril de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um decreto prorrogando por mais um ano a isenção de vistos para cidadãos desses três países. O prazo acaba, portanto, no mês que vem.

Lula não informou se haverá uma nova prorrogação. O setor do turismo é contra a medida, que acredita que ela diminuirá o volume de turistas vindo desses locais. Inicialmente, a mudança estava prevista para entrar em vigor em outubro de 2023, revogando o decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de 2019. Na época, ele derrubou a obrigatoriedade do documento para os viajantes visando incrementar o turismo internacional no Brasil.

Mas o governo Lula foi no sentido contrário, com base no princípio da reciprocidade, já que Estados Unidos, Canadá e Austrália exigem visto de brasileiros.

Entrando em vigor, o visto para turistas será do tipo eletrônico, chamado de e-Visa. Neste caso, não haverá necessidade do turista ir até o consulado brasileiro, apresentar o passaporte e passar por entrevista. O processo será feito totalmente online, assim como pagamento da taxa, que, para os três países, será de US$ 80,90.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução