Justiça libera reabertura da ciclovia Tim Maia

Nesta segunda-feira (27), o juiz Dimitri Wasconcelos Wanderley, substituto da 19ª Vara Federal do Rio, determinou a abertura da Ciclovia Tim Maia, localizada entre São Conrado e o Leblon. Interditada oficialmente desde 2019, após ser atingida por pedras de um deslizamento, a via continuou sendo usada desde novembro de 2023, quando a prefeitura concluiu a recuperação da pista danificada.

“A ciclovia é segura para a passagem de pedestres. A gente realizou uma série de obras de contenção de encostas na Niemeyer entre 2021 e 2023, ao custo de R$ 18 milhões, para afastar riscos de deslizamentos. E temos um contrato de conservação apenas para a ciclovia. Além disso, existem protocolos de interdição e liberação da via seguidos pelo Centro de Operações Rio (Cor) que já foram alvo de simulações”, afirmou o presidente da Geo-Rio, Anderson de Andrade Marins.

O juiz Dimitri, no entanto, observou que em hipótese de impedimento de aplicação concreta do plano, que a ciclovia seja interditada voluntariamente de modo cautelar, até restabelecimento posterior das ações integral. O cumprimento da decisão tem caráter provisório. A decisão confere prazo de 30 dias para que o Ministério Público, autor da ação, se manifeste se concorda com a sentença ou pretende solicitar novas provas.

‘Não vislumbro, neste momento fático, nenhum motivo que justifique a permanência da interdição decretada tanto na ACP estadual, estes autos, quanto na ACP federal, por este juízo, sobretudo porque, embora haja determinação de interdição e a obrigação da Prefeitura de cumprir a ordem judicial nos estritos termos em que exarada, a ciclovia encontra-se totalmente aberta há algum tempo, inexistindo qualquer notícia de risco para a estrutura”, escreveu o juiz na decisão.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Creative Commons