Pela primeira vez, Rio atinge Nível 4 de calor

Às 12h35 desta segunda-feira (17), o Rio atingiu o Nível de Calor 4 (NC4), o segundo mais alto do Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo do município, cuja escala vai até o NC5. A cidade atinge o marco pela primeira vez desde a criação do protocolo, em junho de 2024. O NC4 é atingido quando a cidade registra temperaturas entre 40 graus e 44 graus por, ao menos, três dias consecutivos.

Nesta situação, a Prefeitura deve seguir algumas etapas de redução de danos, como a abertura de 58 pontos de resfriamento, orientação à população para que adaptação das rotinas que demandam exposição ao calor extremo e ao sol e a possibilidade de cancelamento ou reagendamento de eventos de médio e grande porte e de megaeventos em áreas externas.

O calor não se restringiu à cidade do Rio. Municípios como Aperibé, Barra Mansa, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Guapimirim, Iguaba Grande, Magé, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Iguaçu, São Pedro da Aldeia, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Três Rios e Volta Redonda também enfrentam o alerta de calor extremo.

A prefeitura recomenda ainda o aumento da ingestão de água, uso de roupas leves e que seja evitada a exposição direta ao sol nos horários de pico de calor.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução