Rio registra nível de calor 4 pela primeira vez nesta segunda-feira (17)

O Rio atingiu na tarde desta segunda-feira (17), o Nível de calor 4 pela primeira vez desde a criação de protocolo para altas temperaturas, esse é o segundo mais alto do Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo do município, a escala vai até o nível 5. Esse grau é atingido quando a cidade registra temperaturas entre 40 e 44 graus em pelo menos três dias seguidos. A orientação feita pela prefeitura é adaptar as rotinas que demandam muita exposição ao sol. De acordo com o sistema Alerta Rio, a previsão máxima na tarde de hoje pode chegar a 42 graus.
Foram divulgados dados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste último domingo (16) e o Rio foi apontado como a capital mais quente do país com 38,4 graus registrados na estação da Vila Militar.
A secretaria estadual de Saúde emitiu um alerta de “calor extremo” para 17 municípios: Aperibé, Barra Mansa, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Guapimirim, Iguaba Grande, Magé, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Iguaçu, São Pedro da Aldeia, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Três Rios e Volta Redonda.
Nesse último domingo a prefeitura organizou uma coletiva de imprensa para tratar sobre a nova onda de calor no Rio. O prefeito Eduardo Paes reforçou a importância de se hidratar, passar protetor solar e evitar exposição desnecessária ao sol.
“A ciência hoje nos permite ter um grau maior de previsibilidade e entender os efeitos nocivos desse excesso de calor na saúde das pessoas, podendo levar até a morte,” disse o prefeito.
Paes descarta cancelar os blocos de rua.
“A gente quer que os cariocas vão para a rua, se divirtam, aproveitem o que a cidade tem de melhor. Mas é importante se proteger, entender que o calor tem sido cada vez maior. Se vai para bloco, beba água, passa protetor, não fique em lugar em que você pode passar mal,” repetiu Paes.
Por: Maria Clara Corrêa
Imagem: Reprodução/TV Globo