FAB abate avião venezuelano que entrou no Brasil clandestinamente

Nesta quarta-feira (12), a Força Aérea Brasileira (FAB) abateu um avião venezuelano que entrou clandestinamente no Brasil, suspeito de ter envolvimento com o tráfico de drogas. A aeronave chegou no território brasileiro na manhã desta terça-feira (11) e desobedeceu às ordens de pouso forçado.

Após a interceptação com tiros, o avião caiu em uma área de floresta nas proximidades de Manaus (AM) e dois traficantes morreram. A Polícia Federal encontrou drogas — em quantidade que ainda está sendo verificada — no interior do equipamento.

A FAB informou que o avião não tinha identificação e foi detectada invadindo o espaço aéreo brasileiro. Devido a isso, foram iniciadas “medidas de averiguação” para identificar sua procedência. Os protocolos adotados seguem o Decreto nº 5.144 de 2004, que regulamenta a chamada “Lei do Abate”.

“Não atendendo aos procedimentos coercitivos descritos no Decreto nº 5.144, a aeronave foi classificada como hostil e, dessa forma, submetida ao Tiro de Detenção (TDE), que consiste no disparo de tiros, com a finalidade de impedir a continuidade do voo. Essa medida é utilizada como último recurso, após a aeronave interceptada descumprir todos os procedimentos estabelecidos e forçar a continuidade do voo ilícito”, informou a FAB.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução