Calor extremo: sensação térmica pode chegar a 50°C em SP, RJ, MG e no Sul

De acordo com o Metsul, o Brasil terá uma semana marcada por extremos climáticos, com calor intenso e tempestades severas. No Sul do Brasil, as temperaturas podem alcançar até 43°C, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde a sensação térmica pode superar os 50°C. No Sudeste, o calor aumenta ao longo da semana, com várias cidades ultrapassando os 40°C.

No Sul, o calor extremo se estende até quarta-feira, afetando municípios do Noroeste, Oeste, Centro, Campanha e Vales gaúchos, com temperaturas chegando a 43°C. Em Porto Alegre, os termômetros podem marcar até 40°C, e no Litoral Norte do estado, a temperatura pode ultrapassar esse valor devido ao fenômeno de aquecimento adiabático, quando o ar desce de altitudes elevadas para áreas mais baixas. O calor extremo também vai afetar os estados de Santa Catarina e Paraná.

No Sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo enfrentarão dias extremamente quentes, com máximas acima dos 40°C em diversas cidades. No interior paulista, as temperaturas devem frequentemente ultrapassar os 35°C, podendo alcançar os 40°C em alguns dias.

Na capital paulista, os dias mais quentes serão na terça, quarta e quinta-feira, com temperaturas chegando a 36°C. No Rio de Janeiro, o calor será mais intenso entre quinta e sábado, com máximas ao redor ou acima de 40°C na capital e na Baixada Fluminense.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Agência Brasil