Capitais brasileiras podem quebrar recordes de calor em fevereiro

De acordo com o Climatempo, as regiões Sudeste e Nordeste do Brasil devem enfrentar altas temperaturas na semana de 12 a 18 de fevereiro de 2025.

Capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória têm grande probabilidade de alcançar novas marcas históricas de temperatura, e São Paulo pode registrar um recorde de calor nesse período. Na Região Sul, Porto Alegre registrou 37,6°C, no último dia 4 de fevereiro, e também experimentou temperaturas elevadas em janeiro.

A previsão para a semana aponta máximas que podem ultrapassar os 35°C em algumas áreas, o que é reforçado pelo fato de janeiro de 2025 ter sido o mês mais quente já registrado.

São Paulo poderá registrar novos recordes de calor na quarta e quinta-feira, dias 13 e 14 de fevereiro, com máximas entre 34°C e 35°C, superando a marca de 33,9°C registrada em 22 de janeiro, o recorde anterior para 2025 e para o verão 24/25. No Rio, a previsão também é de altas temperaturas, com possibilidade de atingir 39°C até o final da semana. O recorde atual na cidade é de 38,7°C, registrado entre os dias 20 e 21 de janeiro.

Em Belo Horizonte, a chance de novos recordes é maior entre quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de fevereiro, com máximas previstas entre 34°C e 35°C.

Enquanto algumas umas capitais nordestinas experimentarão temperaturas elevadas, outras regiões, como o oeste da Bahia, o Vale do São Francisco, o sertão e o leste do Piauí, enfrentarão temperaturas extremas, chegando a 40°C.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução