Entorno de Jair Bolsonaro aguarda denúncia de tentativa de golpe para antes do Carnaval
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aguardam para antes do carnaval a denúncia envolvendo o inquérito do golpe. No STF (Supremo Tribunal Federal), a expectativa é de que a denúncia seja apresentada nos próximos dias.
O ex-presidente foi indiciado pela tentativa de golpe junto de outras 36 pessoas, incluindo Paulo Sérgio Nogueira (Defesa), o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, o ex-assessor da Presidência Filipe Martins e o presidente do PL, Valdemar Costa Netto, entre outros.
Conforme apurou O Globo, o entorno de Bolsonaro espera ainda que, ao fim do julgamento, ele seja preso. Além disso, já há uma discussão sobre repetir o movimento feito com Lula: de articular uma mobilização popular com a prisão.
O documento apresentado pela denúncia era manuscrito e previa o acionamento do artigo 142 em um chamado “Dia D”, seguido por diversas ações, como o “discurso em cadeia nacional de TV e rádio”, “interrupção do processo de transição”, “anulação de atos arbitrários do STF”, “mobilização de juristas e formadores de opinião”, “anulação das eleições”, “prorrogação de mandatos”, “substituição de todo o TSE” e “preparação de novas eleições”.
Por: Ágatha Araújo
Foto: Flickr