Copacabana entra em lista de ícones culturais do Brasil feita pela Royal Academy of Arts, de Londres

Nesta terça-feira (21), a Praia de Copacabana entrou numa lista inusitada criada pela Royal Academy of Arts (RA), de Londres, instituição criada em 1768. Intitulada de “5 ícones culturais brasileiros”, a lista cita a Princesinha do Mar, o Rei do Futebol, Pelé; a cantora Carmem Miranda, o arquiteto Oscar Niemeyer e o movimento musical Tropicália.

Cenário de Carnaval, Réveillon e de shows como o dos Rolling Stones, em 2006, e mais recentemente, no ano passado, o de Madonna, a Praia de Copacabana encanta com seu ar histórico e ao mesmo tempo, moderno.

No texto da publicação, a RA destaca os icônicos mosaicos do calçamento de toda a orla — não apenas o do famoso calçadão —, e cita seu criador, o paisagista Roberto Burle Marx, classificando o conjunto de painéis feitos com pedra portuguesa como uma “obra-prima expressionista em harmonia com a natureza em volta”.

O post rapidamente atraiu a atenção dos internautas brasileiros, que questionaram, em tom de brincadeira, algumas ausências na lista: “E o vira-lata caramelo?”, além de figuras relevantes como Machado de Assis, Lima Barreto, Portinari, Tarsila do Amaral, Glauber Rocha, Karim Aïnouz e Cacá Diegues.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução