Morre Piruinha, bicheiro mais velho da antiga cúpula do jogo do bicho, aos 95 anos
Morreu nesta quarta-feira (22), aos 95 anos, o bicheiro José Caruzzo Escafura, conhecido como Piruinha. O contraventor era o mais velho da antiga cúpula do jogo no Rio. A informação da morte foi confirmada por um dos filhos do bicheiro.
De acordo com os amigos da família, ele chegou a ser levado para um hospital depois de passar mal. Foi liberado, voltou para casa e acabou morrendo. A causa exata da morte, porém, ainda não foi divulgada.
Escafura entrou na contravenção na década de 1950, quando começou a gerenciar bancas na região da Abolição, Piedade e Inhaúma — área de grande influência no auge do jogo do bicho e local onde morou até a morte.
Nos anos 1970, ele já era considerado um dos maiores bicheiros da capital fluminense e tinha expandido seus domínios para outros bairros como Madureira, Cascadura e Maria da Graça.
Piruinha esteve os 14 banqueiros presos e condenados pela juíza Denise Frossard, da 14ª Vara Criminal, em 1993, por formação de quadrilha ou bando armado. Ele e outros contraventores receberam a pena máxima de 6 anos de detenção.
Piruinha participou da série “Vale o escrito”, do Globoplay, que mostrou a história e bastidores da contravenção no Rio. No documentário, ele mostra orgulho por ser contraventor, por ser mulherengo e pai de 19 filhos.
“Eu vivo de jogo há 80 anos, desde moleque. Tudo o que eu tenho na minha vida: hotel, cavalo – sou criador. Mas já fui jornaleiro, já vendi muita bala no trem, engraxei muito sapatona Praça 24 de Maio, fui trocador e motorista de ônibus, trabalhei na praça no tempo da guerra. Ganhei muito dinheiro. Sou o único banqueiro de bicho [a assumir]. Já tive mais de cem mulheres. Eu tive 19 filhos porque muitas mulheres tiveram juízo e não quiseram ter filho”, disse Piruinha na série.
O corpo de Piruinha será velado das 12h às 15h desta quinta-feira (23) no Clube Sambola, em Piedade, na Zona Norte. O sepultamento acontece às 16h no Cemitério de Inhaúma.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução/Globoplay