Trump concede perdão a criador de site de venda de drogas condenado a prisão perpétua

Nesta terça-feira (21), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu perdão “total e incondicional” a Ross Ulbricht, o fundador do mercado ilegal de drogas on-line Silk Road. Apoiador do republicano, Ross foi preso em flagrante em 2013, em uma biblioteca de Nova York, nos EUA. Na ocasião, a polícia encontrou Ulbritch com um notebook que tinha o painel de administração do site Silk Road aberto, além de registros de conversas sobre o gerenciamento do site.

“A escória que trabalhou para condená-lo eram alguns dos mesmos lunáticos que estavam envolvidos na moderna armamentização do governo contra mim. Ele recebeu duas sentenças de prisão perpétua, mais 40 anos. Ridículo”, escreveu Trump em uma postagem no Truth Social.

Na época da prisão, procuradores dos EUA afirmaram que o Silk Road foi usado por mais de 100 mil pessoas e movimentou US$ 214 milhões em vendas de drogas por meio da criptomoeda bitcoin. Ainda segundo os procuradores, os pagamentos em bitcoin facilitavam transações anônimas, uma vez que o Silk Road não operava na internet aberta e permitia o anonimato entre os usuários.

Com a medida, Trump cumpre a promessa feita na campanha eleitoral de reverter o resultado de um caso marcante nos EUA, que surgiu apenas alguns anos após a criação da criptomoeda.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução