Prefeitura do Rio faz investigação sobre empresa que quer gerir cartão Jaé

Antes de viajar para Davos, na Suíça, onde participa do Fórum Econômico Mundial, o prefeito Eduardo Paes deixou suas equipes incumbidas de fazer uma detalhada investigação sobre a empresa Autopass, que apresentou proposta de compra da Companhia Bilhete Digital, a responsável pela bilhetagem do Jaé. Depois de quatro adiamentos sucessivos na implementação do Jaé, Paes quer evitar novo fracasso e desgaste político de enfrentar mais atrasos no bilhete único municipal.

Nesta quarta-feira (22), Paes se reúne com a secretária de Transportes, Maína Celidônio, para tratar do Jaé. E o prefeito, antes de tomar qualquer decisão, quer que seu corpo técnico colete as informações da Autopass após Band e Globo noticiarem, na semana passada, que a empresa tem ligações com empresários de ônibus de São Paulo e que o sistema operado em São Paulo, o Top, funciona como o Riocard, uma caixa-preta com informações controladas pelas empresas e não pelo poder público.

Já há, inclusive, uma investigação em curso no Ministério Público de Contas de São Paulo contra a Autopass. O processo é do ano passado, na qual a contratação, sem licitação, da Autopass para fazer a bilhetagem eletrônica, em 2020, é contestada.

Créditos da imagem: Divulgação/TV Globo

Escrito por: Rafael Ajooz