Prefeitura do Rio inclui participação popular no Plano Estratégico da cidade
A Prefeitura do Rio iniciou, nesta terça-feira (21), a campanha de participação da população na elaboração do Plano Estratégico 2025-2028. Os cariocas poderão contribuir com a formulação do planejamento do município por meio de uma pesquisa, na internet, que pode ser acessada pelo site Participa.Rio (https://participario-pcrj.hub.arcgis.com/).
A enquete abrange compromissos do prefeito, tanto durante quanto após a campanha, e outras propostas para a população opinar. Os temas são: Zeladoria e Conservação do Espaço Público; Transporte; Saúde, Segurança e Ordem Pública; Educação; Política para Mulheres; Trabalho e Renda; Assistência Social; Habitação, Favelas e Comunidades; Meio Ambiente; Turismo e Eventos; Cultura e Esportes; Proteção e Defesa dos Animais; e Praças e Parques.
“A gente tem de ter em mente que governos que planejam têm rumo e sabem onde querem chegar, mudam mais a vida das pessoas. Então, esta enquete do Participa.Rio é um convite para que os cariocas participem do planejamento estratégico da cidade” – declarou o prefeito em exercício do Rio, Eduardo Cavaliere, ao dar início à campanha de participação popular no Terminal Intermodal Gentileza.
Em dez pontos de grande circulação da cidade, durante toda a semana, funcionários da prefeitura estarão disponíveis para incentivar e auxiliar os cariocas a participarem da enquete. Por meio de tablets e celulares, eles ajudarão o público a acessar o Participa.Rio nos seguintes locais: Terminal Gentileza, Terminal Alvorada, Terminal de Santa Cruz, Terminal Mato Alto, estação de BRT do Mercadão de Madureira, estação de BRT da Taquara, estação de BRT da Penha, Parque Realengo, Hospital de Acari e Clínica da Família da Tijuca.
A enquete ficará disponível no site Participa.Rio até o fim de março. As respostas serão analisadas pela equipe da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados (Subpar), da Secretaria Municipal da Casa Civil, para que possam ser aproveitadas no Plano Estratégico. Também participam do processo decisório os integrantes do Conselho da Cidade. Formado por mais de 300 pessoas que possuem destaque no município por sua atuação pessoal ou profissional, o Conselho da Cidade é um espaço de reflexão sobre os desafios do município.
O Planejamento Estratégico é um dos pilares para a eficiência da gestão do município. A Prefeitura do Rio definiu cinco eixos temáticos, que norteiam a administração: Equilíbrio Fiscal, Boa Gestão e Governança; Civilidade e Segurança; Futuro, Economia e Felicidade; Longevidade, Equidade e Humanidades; Infraestrutura, Prevenção a Desastres e Resiliência.
*Com informações da Prefeitura do Rio
Créditos da imagem: Marco Antonio Lima/Prefeitura do Rio
Escrito por: Rafael Ajooz