Trump ordena envio de tropas para integrar missão na fronteira com México
O presidente Donald Trump determinou que o secretário de defesa ou os secretários de serviço militar “ordenem quantas unidades ou membros das Forças Armadas, incluindo a Reserva Pronta e a Guarda Nacional, o secretário de defesa determinar como apropriado” a fim de dar suporte ao Departamento de Segurança Interna na fronteira.
Trump decretou emergência nacional na fronteira sul na segunda-feira (20), autorizando uso adicional de recursos do Departamento de Defesa na fronteira.
A ordem executiva ainda orienta os secretários de defesa e segurança interna a trabalhar com o procurador-geral na revisão de políticas, quando aplicável, para garantir que “as políticas de uso da força priorizem a segurança” do pessoal do DOD e do DHS na fronteira.
“A soberania da América está sob ataque… Este ataque ao povo americano e à integridade das fronteiras soberanas da América representa uma grave ameaça à nossa nação”.
“Devido à gravidade e emergência deste perigo atual e ameaça iminente, é necessário que as Forças Armadas tomem todas as medidas apropriadas para auxiliar o Departamento de Segurança Interna a obter controle operacional total da fronteira sul.”
Créditos da imagem: Reprodução NBC
Escrito por: Rafael Ajooz