Donald Trump anuncia saída dos Estados Unidos da OMS
Durante o evento de sua posse, ocorrida nesta segunda-feira (20), Donald Trump anunciou uma série de decretos. Alguns deles relacionados a temas vitais para o resto do mundo. O republicano retirou os Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde, sob a justificativa de que o país contribui com muito mais recursos do que a China para a OMS.
De acordo com a USA Today, a ordem executiva diz que a decisão de sair da organização se deu por causa da “má gestão da organização durante a pandemia de COVID-19, que surgiu em Wuhan, na China, e outras crises de saúde global, sua falha em adotar reformas urgentemente necessárias e sua incapacidade de demonstrar independência em relação à influência política inadequada de estados membros da OMS.”
“Eles (China) estavam pagando 39 milhões (de dólares). Nós pagávamos 500 milhões. Parecia um pouco injusto para mim”, disse Trump segundo a agência espanhola EFE.
Segundo Trump, a OMS teria oferecido reduzir a contribuição dos Estados Unidos para que o país retornasse ao organismo, mas ele recusou.
“Queriam muito que voltássemos, então veremos o que acontece agora”, disse nesta segunda-feira.
O presidente reeleito também anunciou a retirada do país do Acordo de Paris. A medida colocará os Estados Unidos ao lado do Irã, Líbia e Iêmen como os únicos países do mundo fora do acordo de 2015, criado pra combater o aquecimento global.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução