Exposição ‘Nós – Arte e Ciência por Mulheres’ acontece no espaço Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, até 16 de fevereiro
A exposição “Nós – Arte e Ciência por Mulheres” está em cartaz no espaço Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, Rio de Janeiro, até o dia 16 de fevereiro de 2025. A mostra reúne obras de 19 artistas plásticas e destaca a trajetória de mais de 50 cientistas que marcaram a história, como a arqueóloga Niède Guidon, a bióloga Bertha Lutz e a paleontóloga Carlota Maury.
Dividida em três núcleos temáticos, a exposição aborda a sabedoria ancestral feminina, a luta por igualdade e as contribuições das mulheres na ciência contemporânea. Entre os destaques estão a trajetória de Niède Guidon, reconhecida por seus estudos no Parque Nacional da Serra da Capivara, e a luta de Bertha Lutz pelos direitos das mulheres e suas pesquisas como naturalista do Museu Nacional.
Além de homenagear essas figuras históricas, a mostra apresenta peças de acervo científico, obras de arte e materiais audiovisuais que buscam refletir sobre os desafios enfrentados pelas mulheres ao longo da história. A curadoria também traz questões atuais como meio ambiente, tecnologia e comunicação, evidenciando o papel das mulheres no século XXI.
A exposição conta com acessibilidade total, incluindo textos e vídeos em braille, audiodescrição e Libras, além de instalações preparadas para receber pessoas com mobilidade reduzida.
SERVIÇO:
Nome: “Nós – Arte e Ciência por Mulheres”
Local: Futuros – Arte e Tecnologia (Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, Rio de Janeiro – RJ)
Data: Até 16 de fevereiro de 2025
Horário: Quarta a domingo, das 11h às 20h
Entrada: Gratuita
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Rogério von Krüger