SpaceX: Starship se desintegra no espaço e faz aviões desviarem rotas

Durante a sétima teste de lançamento marcado para esta quinta-feira (16), um protótipo da nave Starship, da SpaceX, se desintegrou no espaço e causou prejuízos para milhares de americanos. Voos comerciais que cruzavam a região do Caribe foram forçados a desviar de suas rotas por segurança.

O controle de missão da SpaceX perdeu contato com a Starship, que transportava sua primeira carga de teste com satélites simulados, oito minutos após a decolagem. O lançamento foi feito de uma base no Texas, às 19h38 pelo horário de Brasília.

“Perdemos toda a comunicação com a nave. Isso nos diz que tivemos uma anomalia com o estágio superior”, disse Dan Huot, gerente de comunicações da SpaceX.

Um vídeo gravado pela Reuters mostra bolas de luz laranja riscando o céu sobre a capital do Haiti, Porto Príncipe, deixando rastros de fumaça para trás. Em Miami, alguns voos foram cancelados.

A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, que regula as atividades de lançamentos privados, disse que estava avaliando a situação.

Essa não é a primeira vez em que uma decolagem investida pela empresa de Elon Musk fracassa. Em março de 2024, o estágio superior da Starship também falhou, quando a nave estava voltando para a atmosfera da Terra sobre o Oceano Índico.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução