Major Joyce se torna primeira mulher a comandar unidade da FAB

A major aviadora Joyce de Souza Conceição assumiu, nesta quarta-feira (15), o comando do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), conhecido como Esquadrão Gordo, da Força Aérea Brasileira (FAB), tornando-se a primeira mulher a comandar uma Unidade Aérea na história da FAB. Oficializada ainda em julho de 2024, a nomeação é vista como um marco para a participação feminina nas Forças Armadas, que atualmente contam com cerca de 13 mil mulheres no quadro da Aeronáutica.

“Ser escolhida para comandar o Esquadrão Gordo foi uma grande emoção, e me senti muito grata por esse reconhecimento da Força Aérea ao meu trabalho. A Unidade que irei comandar é uma das mais operacionais e realiza inúmeras missões de relevância para o país, sobretudo em momentos de crise, como foi demonstrado em sua participação na Operação Taquari II em 2024, após as enchentes no Rio Grande do Sul”, contou a major em declaração divulgada pela própria FAB.

Natural de Manaus, no Amazonas, Joyce entrou na FAB em 2003, formando-se aspirante a oficial aviadora em dezembro de 2006. Ela participa da primeira turma de aviadoras da Academia da Força Aérea (AFA). Segundo a FAB, desde o início de sua carreira, a major tem se destacado por sua competência e dedicação.

 

Créditos da imagem: Divulgação FAB

Escrito por: Rafael Ajooz