Evento raro, que só se repetirá em 2492, trará 7 planetas visíveis ao mesmo tempo em fevereiro

O ano de 2025 será memorável para os entusiastas da astronomia. No dia 28 de fevereiro, sete planetas do Sistema Solar poderão ser vistos ao mesmo tempo no céu, um evento que só se repetirá em 2492.

Embora popularmente chamado de “alinhamento planetário”, o fenômeno é uma ilusão de perspectiva. Segundo a NASA, os planetas não estão realmente alinhados em uma linha reta, mas parecem assim devido à trajetória de suas órbitas ao longo da eclíptica, a linha imaginária traçada pelo Sol.

A NASA explica que as órbitas planetárias são como ranhuras de um disco, o que faz com que os planetas apareçam distribuídos em uma linha no céu.

“É um ‘desfile de planetas’? Não é um termo técnico em astronomia, então chame como quiser”, brinca a agência.

O evento em fevereiro será o maior alinhamento do ano. Marte estará em oposição ao Sol, enquanto Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno poderão ser observados. Para identificar Urano e Netuno, no entanto, será necessário um telescópio.

Além disso, em 21 de janeiro e 11 de agosto, também ocorrerão alinhamentos menores com até seis planetas visíveis, mas apenas o fenômeno de fevereiro contará com sete astros simultaneamente no céu.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Emre Ayata/Pexels