Piloto morre e 7 ficam feridos após avião ultrapassar pista e explodir em Ubatuba

Um avião de pequeno porte ultrapassou a pista do Aeroporto de Ubatuba, no litoral paulista, e explodiu na Praia do Cruzeiro na manhã desta quinta-feira (9). O acidente deixou uma pessoa morta, o piloto, e sete feridas, incluindo três adultos e duas crianças que estavam na aeronave, além de dois pedestres atingidos próximos à pista de skate.

A aeronave, que saiu de Mineiros (GO) com cinco ocupantes, enfrentava condições meteorológicas adversas, como chuva e pista molhada, segundo a concessionária VOA, responsável pelo aeródromo. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o momento em que o avião cruza a pista em alta velocidade, colide com um veículo e explode na faixa de areia.

De acordo com a Santa Casa de Ubatuba, uma criança está em estado potencialmente grave e um adulto, em estado grave. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave, de matrícula PR-GFS, tinha situação de aeronavegabilidade regular, mas estava com operação negada para táxi aéreo.

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) para apurar as causas do acidente. A ação inicial envolve coleta de dados, preservação de elementos e análise de danos.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Defesa Civil SP