CCR deixa operação das barcas em fevereiro e nova concessão segue sem contrato firmado

Com a CCR Barcas prestes a encerrar suas operações no Rio de Janeiro em fevereiro, o futuro do transporte de barcas na cidade está cercado de incertezas. A nova concessionária, BK Consultoria, venceu a licitação para operar as linhas por R$ 1,9 bilhão, mas ainda não firmou contrato com a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), o que impede o início da transição.

As linhas que conectam a cidade ao Rio Niterói, Paquetá, Ilha Grande e Angra dos Reis, transportam mais de 40 mil passageiros por dia. No entanto, não há clareza sobre como os serviços serão mantidos sem o acordo formalizado. A Setram garante que a operação não será interrompida, mas a Agetransp, responsável pela fiscalização, afirmou que o novo modelo não está sob sua jurisdição.

Enquanto isso, a CCR, que não renovou sua concessão, segue operando por meio de um contrato emergencial que garante a continuidade até fevereiro de 2025, após disputas judiciais e um pagamento de quase R$ 600 milhões pela dívida acumulada.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus