Ministério da Saúde diz estar monitorando surto de vírus respiratório na China

Nesta terça-feira (07), o Ministério da Saúde informou que “monitorando atentamente” as infecções de metapneumovírus humano (HMPV) na China. Embora esteja circulando em escala global desde 2001, o vírus vem provocando um forte surto de infecções respiratórias no país, sobretudo em crianças, sobrecarregando unidades de saúde.

De acordo com o coordenador-geral de Vírus Respiratórios, Marcelo Gomes, as informações mais recentes da China indicam que a magnitude e a intensidade das infecções respiratórias foram menores em comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, observou-se um aumento nas infecções respiratórias agudas.

O coordenador destacou que, até o momento, não há alerta internacional emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“É muito importante incentivar a vacinação entre os brasileiros, pois a imunização contra a covid-19 e a gripe é uma das maneiras mais eficazes de prevenção, especialmente para grupos prioritários como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades. Além disso, o uso de máscaras por pessoas com sintomas gripais e resfriados ajuda a diminuir a transmissão de todos os vírus respiratórios, inclusive o HMPV”, disse Gomes.

Segundo Marina Mascarenhas Roriz Pedrosa, infectologista do Hospital Encore, de Aparecida de Goiânia (GO), o HMPV é um vírus descoberto em 2001 e identificado no Brasil desde 2004.

“Ele já está presente no nosso meio há um tempo. É um vírus que causa, geralmente, um quadro respiratório, coriza, indisposição, uma febre baixa, tosse seca, dor de garganta. Em alguns casos, ele pode ser mais grave, pode evoluir para uma insuficiência respiratória, causar falta de ar, desconforto respiratório e o paciente pode precisar de hospitalização”, informa.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução