8 de janeiro: Esplanada terá segurança reforçada em protesto contra atos golpistas
Nesta quarta-feira (08), alguns pontos da Esplanada dos Ministérios serão fechados como parte do esquema para a manifestação contra os atos antidemocráticos ocorridos há dois anos. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, haverá interdição da via N1, na altura do Ministério da Justiça e Segurança Pública até a via L4, nas proximidades do 1º Grupamento de Bombeiro Militar. A via S1, na altura da Avenida José Sarney, próximo do Ministério das Relações Exteriores até a Praça dos Três Poderes também será fechada.
Os agentes vão realizar revista pessoal em todos os presentes, sendo proibido o porte de canivetes, objetos perfurantes e perigosos.
Haverá, ainda, uma segunda barreira, feita por integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Neste ponto, detectores de metais serão usados.
Após esses dois bloqueios, as pessoas que quiserem participar do ato de “Um Abraço em Defesa da Democracia”, previsto para 12h30, poderão passar para a Avenida S1, em uma espécie de funil, até a Praça dos Três Poderes. Na ocasião, o presidente Lula descerá a rampa do Palácio do Planalto com as principais autoridades e encontrará o público para esse ato simbólico.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução