Internações por infarto aumentam 158% no Brasil desde 2008

O sedentarismo e a má alimentação podem ser fatores de risco para causar um infarto. Entre 2008 e 2022, o número de internações por infarto cresceu 158,31% no Brasil, segundo o levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia.  

“Hoje, essa facilidade de ficar no sofá, ou na cama, ou na mesa, as pessoas não fazem atividade física e ficam com o celular digitando e até se divertindo. Mas essas pessoas sedentárias têm hábitos não saudáveis, ingerem alimentos gordurosos e frituras. Esses alimentos saborosos e gostosos acabam sendo muito calóricos. Ainda por cima, tomam refrigerante, algumas pessoas também fumam”, afirmou o cardiologista Silveira.  

Vale ressaltar que o infarto acontece quando uma parte do coração para de funcionar em decorrência de uma obstrução nas artérias do coração, as chamadas coronárias. São essas artérias que irrigam sangue até o coração e, se o fluxo de sangue não consegue passar, a via entope e o coração para. 

Apesar dos sintomas serem conhecidos, muito deles são silenciosos, fazendo que os pacientes procurem por ajuda médica tarde demais. Para a prevenção, mudanças serão essenciais, como ter uma dieta balanceada e praticar exercícios.  

 

Foto: Reprodução

 

Tagged: ,