Jogador do América-RJ registra boletim de ocorrência com denúncia de racismo na Copinha
Neste sábado (04), um boletim de ocorrência foi registrado com denúncia de ato racista no jogo entre América-RJ e Itapirense, em Itapira, pelo Grupo 14 da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
O documento, protocolado pelo América-RJ, apontou que o jogador João Pedro, do time carioca, relatou ter sido chamado de “macaco do c…” pelo atleta do time adversário, identificado como Marcus Vinicius. O xingamento teria ocorrido ainda no gramado, após o apito final da partida, vencida pelo América-RJ por 2 a 1.
O episódio foi citado na súmula do árbitro Elder Patrick Dantas. A Federação Paulista de Futebol, o América-RJ e a Itapirense se manifestaram sobre o assunto nas redes sociais. O América-RJ condenou a situação e cobrou que “medidas severas sejam tomadas contra os responsáveis”.
“Estamos profundamente consternados com o episódio de racismo ocorrido contra um atleta do America durante a nossa primeira partida na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025. O racismo não tem lugar no esporte nem em nossa sociedade. Repudiamos veementemente qualquer ato discriminatório e estamos comprometidos em garantir que medidas severas sejam tomadas contra os responsáveis. O futebol é um esporte que deve unir as pessoas, independente de raça, cor ou origem. Vamos continuar a lutar por um ambiente mais justo, inclusivo e respeitoso para todos. Contamos com o apoio de todos para erradicar o racismo do nosso esporte e da nossa vida”, afirma a nota do time carioca.
Já o time paulista publicou que não conseguiu identificar o ato pelas imagens, mas, pela gravidade da acusação, espera “que os fatos sejam apurados com rigor e que as provas sejam apresentadas, para que se faça justiça e não haja espaço para equívocos”.
O caso foi registrado no plantão da Delegacia Seccional de Mogi Guaçu, cidade a cerca de 20 quilômetros de Itapira, e será analisado pelo delegado Matheus Oliveira Lima.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução