SuperVia amplia viagens expressas e reduz intervalos em nova grade operacional na próxima terça (7)
A partir da próxima terça-feira (7), os passageiros dos trens da SuperVia poderão contar com mais opções de viagens expressas no ramal Santa Cruz durante o horário de pico vespertino/noturno. Os trens no sentido Santa Cruz passarão a sair da Central do Brasil entre 9h46 e 19h53, ampliando o horário das partidas (anteriormente encerradas às 19h20). No ramal Japeri, os intervalos entre viagens também foram reduzidos. Durante o pico matutino, a faixa de horário com intervalos de 10 minutos foi estendida até 8h12, em vez de 7h42. Já no pico vespertino, as saídas da Central do Brasil para Japeri com intervalos de 10 minutos seguirão até às 19h.
Everton Trindade, presidente da SuperVia, destacou que essas mudanças são resultado dos investimentos realizados para recuperar o sistema, que tem enfrentado desafios como vandalismo e furtos. “Estamos conseguindo realizar viagens expressas entre Deodoro e a Central do Brasil em apenas 30 minutos. Essas melhorias na grade buscam atender melhor os passageiros nos horários de maior demanda”, explicou.
Os ajustes não param por aí. No ramal Japeri, uma nova viagem expressa no pico da manhã foi incluída, com saídas de Nova Iguaçu para a Central do Brasil agora acontecendo entre 5h22 e 7h52 (antes encerravam às 7h22).
No ramal Deodoro, o intervalo médio entre viagens no trecho Deodoro x Central do Brasil foi reduzido para 10 minutos, das 6h52 às 8h32. No sentido inverso, Central do Brasil para Deodoro, as viagens foram estendidas até 19h44 (anteriormente iam até 19h17).
Os ramais Belford Roxo e Saracuruna também passaram por ajustes pontuais ao longo do dia, com redução no tempo total dos percursos.
No trecho entre Santa Cruz e Deodoro, bem como entre Japeri e Deodoro, os trens expressos realizam paradas em todas as estações. Já entre Deodoro e a Central do Brasil, as paradas acontecem apenas em Madureira, Olímpica de Engenho de Dentro, Maracanã, São Cristóvão e Central do Brasil. Entre 10h e 15h, ambos os sentidos incluem uma parada adicional na estação Silva Freire.
Segundo a SuperVia, o novo planejamento foi elaborado com base em estudos de demanda para atender a um número maior de clientes nos horários de maior necessidade. No entanto, a concessionária alerta que o cumprimento da nova grade operacional depende da ausência de intercorrências, como furtos de cabos, vandalismo e outras ações que possam impactar a circulação dos trens.
As mudanças são mais um esforço para aprimorar o serviço e garantir maior eficiência no transporte ferroviário, beneficiando milhares de passageiros diariamente.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: reprodução