Prefeitura do Rio inaugura Terminal BRT Curral Falso nesta terça (23), 60 vezes maior
“Isso aqui é transformador na vida das pessoas. Além do abandono sofrido no governo do meu antecessor, tinha aqui um projeto em que se subdimensionou o número de pessoas que ia usar a Transoeste. Então, aqui sempre foi insuficiente para atender a demanda com qualidade. Essa transformação que conseguimos fazer no BRT, não só recuperou aquilo que existia, mas também aprimorou. O Transoeste foi o primeiro BRT a ser construído, portanto alguns ajustes foram feitos a partir de uma nova realidade. Essa é uma grande conquista e encerramos um primeiro ciclo de recuperação da Transoeste. Vamos avançar em Santa Cruz e continuar a melhorar a mobilidade da população na cidade. Isso aqui significa, na prática, fazer as pessoas chegarem mais cedo em casa e poderem dedicar mais tempo para suas famílias,” afirmou o prefeito Eduardo Paes.
“A Prefeitura entrega hoje o último grande terminal da Zona Oeste. Ele é muito maior do que a antiga estação, que não atendia a demanda. Por aqui devem passar cinco mil pessoas nos dias úteis. São cinco serviços que basicamente conectam Santa Cruz ao terminal Alvorada, passando pela Salvador Allende. E aqui no Curral Falso inauguramos uma novidade, que está em fase de teste: uma tecnologia desenvolvida pela Mobi-Rio. São painéis eletrônicos que informam aos usuários em quanto tempo o ônibus vai chegar ou se ele já está na plataforma,” disse Claudia Secin, presidente da Mobi-Rio, empresa pública responsável pelo gerenciamento do sistema BRT.
O Terminal Curral Falso passou por uma ampla revitalização. A antiga estação de 300 m² ganhou um bicicletário com 400 vagas, construído com cerca de 10 mil cobogós, além de uma passarela de acesso. Melhorias viárias e de drenagem foram realizadas em uma área de quase 2 mil m², abrangendo vias importantes como a Avenida Cesário de Melo e a Estrada de Sepetiba. No total, as intervenções ocuparam mais de 36,3 mil m², utilizando cerca de 150 toneladas de aço e 400 toneladas de estrutura metálica.
Com investimento superior a R$ 180 milhões, a revitalização do Terminal Curral Falso e de outros terminais do corredor BRT Transoeste promete oferecer mais conforto aos passageiros que transitam entre Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz.
“O Terminal Curral Falso é mais de sessenta vezes maior do que a estação que funcionava aqui. Trouxemos um terminal com todo o conforto e segurança para os usuários do BRT. Os acessos são os já tradicionais, por meio de mezanino. Então, temos um na Estrada de Sepetiba, um pela passarela que vem do bicicletário e da Avenida Cesário de Melo e um junto ao terminal alimentador. Tem acesso por escada e por elevador. Essa região foi toda revitalizada. Eu diria que não é só um terminal, é uma mudança de toda uma localidade para atender os usuários de Santa Cruz,” declarou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.