Mapa do Turismo brasileiro classifica 17 municípios do Rio como destinos de excelência
Após sete anos, Ministério do Turismo atualizou o Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta essencial para a classificação e promoção do turismo no país. Na nova edição, são levados em consideração fatores como número de visitantes, empregos gerados pelo setor e a contribuição das atividades turísticas para a arrecadação de impostos.
O Rio de Janeiro reúne os principais destinos de viajantes do país. Em todo Brasil, 145 cidades foram classificadas na categoria A, a maior do ranking. Dessas, 17 ficam no estado. As cidades são: Rio de Janeiro, Niterói, Saquarema, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Rio das Ostras, Macaé, Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Valença, Resende, Itatiaia, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty.
Consultado por agências de viagens e operadores turísticos, o Mapa do Turismo categorizou ao todo 62 cidades do Rio, que anualmente recebem quase 4 milhões de turistas, entre domésticos e internacionais, e geram mais de 31 mil empregos diretos.
A edição deste ano também atualizou a categoria B, que corresponde aos municípios que apresentam um bom potencial de crescimento no setor. Nesta categoria, foram incluídos Maricá, Araruama, Campos, Itaperuna, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Duque de Caxias, Miguel Pereira, Vassouras, Barra do Piraí, Barra Mansa e Itaguaí.
“Isso mostra que temos uma região turística de excelência. Os números mostram quais são as cidades que estão realmente fazendo um trabalho para melhorar o ambiente de recepção de visitantes”, afirmou o presidente da Instância de Governança Regional (IGR) da Costa do Sol, Marco Navega.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução