EUA: Governo Biden registra maior nível de deportações em 10 anos

O Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE) dos Estados Unidos deportou 271.484 imigrantes no último ano, que marca o maior nível de deportações desde 2014, segundo relatório anual publicado recentemente.

O presidente eleito, Donald Trump, usou as deportações em massa uma das principais promessas de campanha ao criticar a gestão da política migratória por parte do presidente Joe Biden.

Entretanto, os dados mais recentes do ICE revelam que o governo de Biden realizou um número significativo de deportações no ano passado, superando os dois anos anteriores da presidência de Biden, e focou, principalmente, em ameaças à segurança pública e nacional.

Muitas das deportações foram de pessoas que cruzaram ilegalmente a fronteira entre os EUA e o México, mostrando o desafio enfrentado pelos funcionários de Biden ao longo da fronteira sul em meio à imigração recorde mundial. O ICE deportou pessoas para quase 200 países diferentes, segundo o relatório. Os dados são de 1º de outubro de 2023 a 30 de setembro de 2024.

“Ao longo do ano, a agência foi solicitada a fazer mais sem um financiamento proporcional, trabalhando dentro dos limites de recursos limitados e prioridades em competição, enquanto apoiava firmemente o Departamento de Segurança Nacional e suas agências componentes em seus esforços para proteger a fronteira”, disse o diretor interino do ICE, Patrick J. Lechleitner, no relatório.

Enquanto os assessores de Trump promovem planos para prender e deportar imigrantes em grande escala, eles também se preparam para enfrentar o que Biden e seus antecessores enfrentaram em uma das principais agências de imigração: recursos e pessoal limitados.

Créditos da imagem: Divulgação

Escrito por: Rafael Ajooz