Caio Bonfim é bicampeão mundial de marcha atlética em 2024
Nesta terça-feira (17), a Federação Internacional de Atletismo (World Athletics) anunciou que Caio Bonfim venceu o campeonato mundial de marcha atlética pelo segundo ano consecutivo. No ano de 2024, o atleta brasileiro acumulou 4.072 pontos, alcançando o pódio em todas as cinco provas da World Tour. Caio, que já havia conquistado a medalha de prata nas Olimpíadas de Paris, foi coroado com o bicampeonato.
O sistema de pontuação da World Tour inclui as três atuações mais notáveis de cada competidor ao longo do ano. Apesar de Caio não tenha vencido nenhuma etapa em 2024, a regularidade foi crucial para assegurar o título, com performances notáveis nas corridas do circuito mundial.
Caio alcançou 4.075 pontos no ano passado, quando conquistou o título, apenas três a mais do que na atual temporada. Em 2024, Caio Bonfim conquistou o título mundial com uma vitória emocionante. A diferença para Brian Pintado, que ficou em segundo lugar, foi de somente quatro pontos. O equatoriano acumulou 4.068 pontos na classificação.
O atleta recebeu R$ 150 mil pela conquista de 2024. Ele se estabeleceu como o primeiro brasileiro a conquistar dois títulos mundiais na marcha atlética, o que o qualifica como um possível protagonista no próximo ciclo olímpico do Brasil.
Caio Bonfim foi premiado em 2024, ganhando a prata olímpica em Paris com uma performance notável e o título mundial da World Athletics. Para finalizar em grande estilo, Caio conquistou pela primeira vez o Troféu Rei Pelé neste ano.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Andy Lyons/Getty Images