Crea-RJ investiga queda de árvore de Natal que morte de jovem em Maricá
Nesta terça-feira (17), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ) informou que começou o processo de apuração sobre o caso da queda de uma árvore de Natal de 60 metros que causou a morte de um jovem em Maricá, na Região Metropolitana. O acidente causou a morte de Vinicius dos Santos Abreu, de 21 anos, e deixou outras duas pessoas feridas na tarde de segunda (16).
Vinícius era de Nova Iguaçu, mas morava em Mesquita, no Rio. O jovem chegou a servir o Exército, mas, atualmente, fazia trabalhos informais. Segundo a família, ele também frequentava uma igreja evangélica em Mesquita. Vinícius era músico e, nas redes sociais, aparece tocando teclado com outros instrumentistas.
Equipes de fiscalização do Crea-RJ estiveram no local da tragédia e buscam mais informações com a empresa que montou a árvore. Segundo o conselho, os funcionários constataram que há um responsável técnico pela construção civil, mas, por se tratar de uma estrutura marítima, ainda não foi localizado o responsável técnico pela parte flutuante.
O conselho informou também que pedirá informações a outras autoridades competentes, como a Prefeitura de Maricá e a Marinha do Brasil, já que a árvore estava na Lagoa de Araçatiba.
“Vamos apurar até o fim as responsabilidades por esse caso e identificar os profissionais que podem até ser levados à Comissão de Ética do Crea-RJ e ter seus registros cancelados”, afirmou o presidente do conselho, engenheiro Miguel Fernández.