Segunda motofaixa é inaugurada na Zona Norte do Rio em trecho que liga Maracanã à Praça da Bandeira

A partir desta segunda-feira (16), o Rio de Janeiro conta com sua segunda motofaixa, agora na Avenida Rei Pelé e na Rua Teixeira Soares, ligando o Maracanã à Praça da Bandeira. Com 2,4 quilômetros de extensão no sentido Centro e 1,7 quilômetros no sentido Méier, o objetivo principal da faixa é diminuir os acidentes envolvendo motocicletas e agilizar o fluxo do trânsito.

A motofaixa será sinalizada com a cor azul e estará posicionada entre as faixas de tráfego já existentes, sendo preferencial para motociclistas, especialmente em momentos de congestionamento. Veículos maiores poderão cruzá-la, mas apenas para mudanças de direção, com cuidado redobrado. A escolha do trajeto se deu pelo intenso fluxo de motos na região e a alta taxa de acidentes, com cerca de 1.180 motos circulando durante o pico da manhã.

De acordo com a CET-Rio, motocicletas representam 27% do total de veículos no horário de pico pela via, e 59% das vítimas de acidentes de trânsito na cidade são motociclistas ou passageiros. O corredor será monitorado por câmeras para avaliar a eficácia da medida.

A instalação dessa motofaixa segue o exemplo da primeira, criada na Lagoa-Barra, e visa melhorar a segurança dos motociclistas e otimizar o trânsito na cidade.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo