Ex-deputado estadual Natalino Guimarães é transferido para Bangu 1, na Zona Oeste do Rio

O ex-deputado estadual Natalino José Guimarães foi transferido para o presídio Laércio da Costa Pelegrino, Bangu 1, na Zona Oeste do Rio, após ser preso em uma operação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) contra grilagem de terras em Búzios, na Região dos Lagos. Guimarães, que chegou na terça-feira (10) à noite, enfrenta novas acusações relacionadas a um esquema de invasão e comercialização ilegal de terrenos.

Em 2008, Guimarães cumpriu pena por porte ilegal de armas e formação de quadrilha, sendo apontado como líder de uma milícia na Zona Oeste do Rio. Ele e seu irmão, Jerônimo Guimarães, o Jerominho, foram condenados em 2009 por integrarem a milícia Liga da Justiça. Após 10 anos em presídios federais, Guimarães foi solto em 2018.

A operação contra a grilagem também resultou no cumprimento de 6 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão em cidades da Região dos Lagos e na capital fluminense. As investigações apontam que o grupo usava práticas violentas e fraudulentas para ocupar terras na Estrada da Fazendinha, em Búzios, intimidando moradores e desmatando áreas protegidas.

Ao ser levado para depor, Guimarães afirmou ser inocente das acusações:

“Sou inocente de tudo. Esses fatos não são verdadeiros. Vou procurar a Justiça”, disse, negando qualquer envolvimento com as ações ilegais.

A operação teve o apoio da 127ª DP (Búzios) e do 14º BPM (Bangu). Guimarães é irmão de Jerominho, que morreu em 2022 após ser baleado em Campo Grande, sendo também ligado à milícia Liga da Justiça.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução/TV Globo