Produto da Fiocruz detecta bolsas de sangue com malária
Por Luíza Quintanilha
A mais recente descoberta pode ter impedido que 48 receptores de sangue fossem infectados. O produto chamado kit NAT Plus foi desenvolvido pela Fiocruz e detectou, nesta semana, uma bolsa de sangue infectada com malária no hemocentro do Rio de Janeiro.
“O ganho é maior, pois não se tem implementado os testes para malária em áreas não endêmicas, então muitas vezes a doença está naquela região sem que se saiba de sua circulação. Às vezes acontece de se ter uma infecção que não é detectada por teste da gota espessa, TR ou anamnese, e o diagnóstico molecular vem somar a todas essas ações para que o receptor tenha a segurança necessária”, afirma a especialista científica em diagnóstico molecular de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Patricia Alvarez.
Vale lembrar que a malária é uma enfermidade febril aguda causada pelo parasita Plasmodium, que é transmitido pela picada de uma fêmea infectada do mosquito Anopheles. Também pode ser transmitida por transfusão de sangue e transplante de órgãos, por exemplo. Os sintomas podem incluir febre, dor de cabeça e calafrios.
Foto: Reprodução