Dieta MIND é focada em evitar a degeneração cerebral
A dieta mediterrânea, também conhecida como MIND, tem o intuito de evitar a hipertensão e intervir no atraso neurodegenerativo. Mas a análise deixou os pesquisadores surpresos, pois o grupo de controle que não estava se alimentando com ela, também obteve melhorias em um grau semelhante.
“Realmente esperávamos que a dieta MIND apresentasse um efeito superior ao do grupo de controle, por isso ficamos bastante surpresos com o resultado”, disse a principal autora do estudo, Lisa Barnes, diretora associada do Alzheimer’s Disease Research Center no Rush University Medical Center, em Chicago.
Estudos anteriores já comprovaram a eficácia da dieta, até mesmo contra a doença de Alzheimer. A MIND consiste em consumir folhas verdes todos os dias e frutas vermelhas, feijão e grãos integrais também fazem parte da dieta.
“Não é como se as pessoas que estavam na dieta de controle permanecessem inalteradas”, disse ela. “Todo mundo estava comendo de forma mais saudável, perdendo peso e, assim, todos melhoraram. Minha conclusão é que, independentemente do tipo, uma dieta saudável parece melhorar a função cognitiva”.
Foto: Reprodução