Alívio no bolso: IPCA desacelera a 0,39% em novembro
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve como termômetro da inflação oficial no país, desacelerou em novembro a 0,39%, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (10). Em outubro, a inflação havia registrado uma alta de 0,56%.
Segundo pesquisa da Reuters, a expectativa do mercado era de uma alta de 0,37% no período.
No acumulado de 12 meses até novembro, o IPCA teve alta de 4,87%, contra alta 4,76% do mês anterior. Pesquisa da Reuters mostrou que a expectativa de analistas era de alta de 0,37 por cento em novembro, acumulando em 12 meses alta de 4,85%.
Segundo o IBGE, o resultado foi impactado pelas altas no grupo Alimentação e bebidas (1,55%), depois de um crescimento nos preços das carnes (8,02%), no grupo Transportes (0,89%), impulsionado pelo aumento da passagem aérea (22,65%), e no grupo Despesas pessoais (1,43%), influenciado pelo aumento do cigarro (14,91%).
“A alta dos alimentícios foi influenciada, principalmente, pelas carnes, que subiram mais de 8% em novembro. A menor oferta de animais para abate e o maior volume de exportações reduziram a oferta do produto”, declarou o gerente do IPCA e INPC, André Almeida.
Créditos da imagem: Divulgação
Escrito por: Rafael Ajooz