Espaço Tápias recebe apresentações de circo, teatro e música do projeto Engenho das Artes neste fim de semana

Em 2022, a bailarina e coreógrafa Flávia Tápias, junto com sua mãe, Giselle Tápias, deu início a um projeto cultural voltado para crianças e jovens de Niterói, a partir da nova sede do Espaço Tápias, na Barra da Tijuca. O objetivo do “Engenho das Artes” era proporcionar uma chance para pessoas de comunidades carentes, que não tinham acesso ao mundo das artes, realizarem seus sonhos. O projeto oferece aulas gratuitas de teatro, dança e música, com uma ajuda de custo para transporte e alimentação.
Atualmente, o projeto atende 35 alunos, com idades entre 6 e 15 anos, além de uma turma especial para adultos de baixa renda.
Além de Letícia, outros alunos como Laura Oliveira Araújo (10 anos), da Rocinha, e os irmãos Paulo Arthur Rodrigues Trindade (11 anos) e Isabelle Rodrigues Trindade (25 anos), de Vargem Pequena, também destacam o impacto positivo do projeto em suas vidas.
O projeto é uma parceria entre o Espaço Tápias e o Instituto Cultural Vale, e recebe apoio do Governo Federal e do Ministério da Cultura. Todos os sábados, os alunos de baixa renda das proximidades, e até de outros municípios, têm a oportunidade de participar de aulas gratuitas no Espaço Tápias.
No final do ano, o projeto realiza apresentações de circo, teatro e música, e as próximas exibições acontecem nos dias 7 e 8 de dezembro na Sala Maria Thereza Tápias, com participação dos alunos do Engenho das Artes. Flávia acredita que a arte é fundamental para o desenvolvimento pessoal e social, e ela se orgulha do impacto positivo que o projeto tem gerado na vida dos alunos e suas famílias.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Divulgação/Alexandre Aquino