TikTok limita uso de filtros de beleza para menores de 18 anos após crescente pressão sobre saúde mental

O TikTok anunciou novas restrições no uso de filtros de beleza entre adolescentes, com o objetivo de reduzir os impactos negativos na autoestima e na saúde mental. A partir das próximas semanas, usuários menores de 18 anos não poderão utilizar filtros que alteram características faciais, como aumentar os olhos ou lábios, ou modificar o tom da pele, como o popular “Bold Glamour”.

A medida foi revelada durante um fórum de segurança em Dublin, na sede europeia da empresa. No entanto, a eficácia da mudança dependerá de um controle rigoroso da idade dos usuários, um desafio que o TikTok promete enfrentar com o reforço de sistemas automatizados para bloquear menores de 13 anos e evitar o uso de filtros prejudiciais.

A decisão vem em resposta à preocupação crescente de que os filtros contribuem para a pressão sobre adolescentes, especialmente meninas, gerando sentimentos de inadequação e afetando a autoestima. Estudo do The Guardian revelou que alguns jovens, após usarem esses filtros, passaram a achar seu rosto real “feio”.

Essas mudanças também fazem parte de uma série de ajustes que as plataformas de mídia social estão implementando antes das novas regulamentações de segurança online, que podem resultar em pesadas multas.

Outras plataformas, como o Instagram, também estão adotando medidas de segurança, como contas especiais para menores de 18 anos, permitindo que os pais monitorem a atividade dos filhos na plataforma.

Chloe Setter, líder de políticas públicas de segurança infantil do TikTok, comentou:

“Esperamos que isso nos dê a capacidade de detectar e remover mais rapidamente aqueles que burlam as restrições”

Em um relatório recente, a Ofcom informou que 1% da base de usuários ativos mensais do TikTok no Reino Unido foi removida por ser menor de idade entre junho de 2022 e março de 2023.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus