‘Foto de família’ com líderes mundiais reunidos no G20 é refeita com Biden e sem Milei
Os líderes mundiais reunidos na Cúpula do G20 no Rio de Janeiro refizeram a tradicional “foto de família” nesta terça-feira (19), após algumas ausências na imagem anterior, tirada na segunda-feira (18). O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, estavam ausentes na primeira foto, devido a “problemas logísticos”, segundo a Casa Branca.
Na nova imagem, os três líderes ficaram na primeira fila, mas o presidente da Argentina, Javier Milei, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, não compareceram. Milei estava em uma reunião bilateral, enquanto a razão pela qual Starmer não participou não foi confirmada.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) posou ao lado do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, com um painel mostrando uma imagem aérea do Rio de Janeiro ao fundo, em vez do Pão de Açúcar, como na primeira foto. O cenário foi escolhido por ser mais prático, já que vários líderes estavam deixando o Brasil ainda no mesmo dia.
A foto foi especialmente celebrada pelo governo brasileiro, pois foi a primeira em dois anos, após a presidência do G20 pela Índia e Indonésia, sem registros semelhantes.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Ludovic Marin/AFP