U20: prefeitos pedem por recursos para adaptação às mudanças climáticas
A busca por fontes de financiamento para projetos de adaptação às mudanças climáticas foi o principal tema da coletiva de imprensa que encerrou o U20, encontro de prefeitos das maiores cidades do mundo, realizado paralelamente ao G20 no Brasil. Representantes entregaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um manifesto pedindo apoio das nações mais ricas para viabilizar iniciativas sustentáveis.
“De onde virão os recursos? Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares. Os países ricos têm responsabilidade por colaborar, já que suas emissões contribuíram para o cenário atual de enchentes, incêndios e ondas de calor”, afirmou Yvonne Aki-Sawyerr, prefeita de Freetown (Serra Leoa) e vice-presidente do C40, rede global de cidades comprometidas com o enfrentamento das mudanças climáticas.
Kate Gallego, prefeita de Phoenix (EUA), destacou o esforço conjunto de prefeitos e governadores americanos para mudar a matriz energética, mesmo diante de resistências políticas.
“A administração Biden destinou US$ 98 bilhões para projetos sustentáveis. Independente do governo federal, as cidades podem adotar alternativas como a energia solar”, disse.
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, ressaltou que há entidades internacionais interessadas em financiar projetos sustentáveis, independentemente dos governos nacionais.
Durante o evento, cidades do C40, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), anunciaram a criação de uma rede internacional para facilitar o acesso ao financiamento de iniciativas climáticas na América Latina e no Caribe.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo