Thelma Assis, vencedora do BBB 20, será destaque no último carro do Salgueiro em 2025

A noite deste sábado (16) foi marcada por uma grande surpresa na quadra do Acadêmicos do Salgueiro, durante o evento “Salgueiro Convida”, que recebeu a escola paulistana Mocidade Alegre. O carnavalesco Jorge Silveira anunciou que Thelma Assis, a Thelminha, médica, apresentadora, influenciadora e vencedora do BBB 20, será destaque no último carro da escola no desfile do Carnaval 2025, cujo enredo é “Salgueiro de Corpo Fechado”.

Musa da Mocidade Alegre, onde Jorge foi bicampeão, Thelminha tem sido carinhosamente chamada de “pé de coelho” pelo carnavalesco, que credita à sua presença a sorte em seus dois últimos desfiles. Agora, Jorge faz questão de tê-la ao seu lado na estreia como carnavalesco do Salgueiro.

“Estou muito feliz com a chegada da Thelminha! Ela é uma sambista de berço e coração, e nesses dois anos ela foi um dos meus amuletos de sorte. Preparei um personagem muito especial para ela em nosso desfile.”, comemora Jorge.

O anúncio emocionou o público e aconteceu durante uma apresentação especial de Thelma ao lado de quatro passistas. A estrela surpreendeu a todos ao surgir com um figurino que homenageava as duas escolas, incluindo um charmoso chapéu de malandro, em referência ao enredo salgueirense.

Para o presidente André Vaz, a presença de Thelminha no desfile reforça a conexão entre as duas potências do samba e promete um espetáculo inesquecível na Sapucaí em 2025.

“Além da dedicação dos profissionais do barracão e da quadra do Salgueiro, que trabalham incansavelmente para levar à Sapucaí um espetáculo grandioso, eu tenho certeza de que a presença da Thelminha e do nosso intérprete Igor Sorriso, trarão muita sorte e sucesso para o nosso desfile. A presença dos dois em nossa escola reforça a conexão entre Rio e São Paulo, criando uma ponte simbólica entre as duas cidades que vivem e respiram o carnaval, entre as duas potências do samba que são o Salgueiro e a Mocidade Alegre.”, destaca.

Pela primeira vez desfilando pelo Salgueiro, Thelminha não esconde ansiedade e alegria proprocionadas pelo convite.

“Em 2025, eu completo 20 anos como sambista, e celebrar esse momento fazendo parte do desfile do Salgueiro é um verdadeiro sonho. Uma honra muito grande chegar a essa comunidade que eu admiro tanto. Um enredo forte e representativo, um samba maravilhoso; já estou contando os dias para o desfile.”, comemora a médica.

O intérprete Igor Sorriso também é uma das conexões mais simbólicas entre o Acadêmicos do Salgueiro e a Mocidade Alegre. Desde 2019, Igor é a voz oficial da escola paulistana, onde conquistou seu espaço como um dos grandes nomes do carnaval brasileiro. Em 2025, ele faz sua aguardada estreia como intérprete oficial do Acadêmicos do Salgueiro, marcando um retorno emocionante à escola onde iniciou sua trajetória.

Carnaval 2025: “Salgueiro de Corpo Fechado”

O Acadêmicos do Salgueiro traz para o Carnaval 2025 o enredo “Salgueiro de Corpo Fechado”, assinado por Igor Ricardo e desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira. A proposta explora a rica tradição das práticas mágico-religiosas que prometem proteger o corpo contra males físicos e espirituais. O conceito do “corpo fechado” tem raízes em crenças africanas, europeias e indígenas, misturadas durante a formação cultural brasileira.

O enredo destaca a presença de personagens importantes da Umbanda, como Zé Pilintra e os Pretos Velhos, e aborda o uso de amuletos, rituais e orações para blindar o corpo contra perigos, doenças e inveja. O desfile também vai homenagear a herança africana trazida pelos escravizados mandingos, que trouxeram consigo práticas de proteção espiritual, como as bolsas de mandinga, que foram adaptadas no Brasil.

Com uma narrativa que transita entre crenças populares, histórias de cangaceiros e rituais de diversas religiões, o Salgueiro promete uma celebração cheia de simbologia. O enredo também reforça a importância da conexão entre corpo e espírito no Candomblé e outras práticas religiosas, onde o corpo saudável é visto como essencial para a vida e a espiritualidade.

A escola será a terceira a atravessar a Marquês de Sapucaí na segunda-feira de Carnaval, dia 3 de março de 2025.

Foto: Anderson Borde