Primeiro ministro da Noruega vira ‘garçom’ e prepara bolinhos de bacalhau no Rio
No dia em que chegou ao Rio de Janeiro, neste domingo (17), o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, aproveitou para conhecer o bondinho de Santa Teresa, na Região Central da cidade. Durante o passeio, ele visitou o armazém São Joaquim, um restaurante tradicional conhecido por seus pratos de bacalhau. A visita fez parte de sua agenda na cidade, onde participa da cúpula do G20.
O premiê também aproveitou para conferir de perto uma partida de futebol e deu um mergulho na Praia de Copacabana.
“Eu amei a Praia de Copacabana, é um lugar importante para o mundo. Gostei bastante porque na Noruega não temos esse contato com o mar, onde os prédios ficam de frente para a praia, então achei muito lindo”, destacou.
A Noruega é o maior produtor e exportador de bacalhau do mundo, e o Brasil é o segundo maior importador. Durante a viagem de cerca de 25 minutos no bondinho, o primeiro-ministro posou para foto no Largo do Curvello. De avental, Jonas entrou na cozinha e participou do processo de execução dos pratos. Depois, serviu bolinhos de bacalhau aos clientes do bar, além de outros pratos feitos com o peixe. No clima de descontração, Jonas serviu os quitutes ao som de de samba tocado por um grupo ao vivo.
“Estamos aqui celebrando a longa tradição que temos com o bacalhau e agradecer ao Consulado da Pesca da Noruega por essa tradição. A relação entre os dois países [Brasil e Noruega] é longa, desde 1842. Infelizmente, não podemos entrevistar o bacalhau”, brincou Jonas.
Por: Ágatha Araújo
Foto: Rafaela Cascardo/CNN