Lula mantém agenda com embaixadores no Planalto após explosões

Apesar das explosões ocorridas nesta quarta-feira (13), na Praça dos Três Poderes, em Brasília, o presidente Lula (PT) manteve compromissos oficiais. O autor do atentado, identificado como Francisco Wanderley Luiz, morreu na ação. Nesta quinta-feira (14), o chefe de Estado realizou a diplomação de oito embaixadores no Planalto, e seguirá para o Rio de Janeiro para comandar as reuniões da Cúpula do G20.

Em relação ao G20, os diplomatas envolvidos no evento afirmaram que o atentado não alterará o esquema de segurança elaborado no Rio de Janeiro. Além do fechamento temporário do Aeroporto Santos Dumont, outras medidas foram tomadas para assegurar a realização do G20, como a decretação de um megaferiado e a Garantia da Lei e da Ordem (GLO). No total de agentes ostensivos, foram convocados 7.500 homens do Exército, 430 motociclistas da Polícia Rodoviária Federal e quase 1.000 homens da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal.

“Não sabemos ainda a motivação do crime. Estamos trabalhando com as hipóteses de uma ação terrorista e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Esse caso se conecta com outras investigações da PF. A partir dessa mensagem muito clara deixada pela pessoa que se matou ontem, há conexões e vamos trabalhar para elucidar esse episodio”, disse diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos Rodrigues, nesta quinta (14).

Por: Ágatha Araújo

Foto: Agência Brasil