G20: principais meios de transporte do Rio terão horários especiais durante evento

O megaferiadão do G20, que começa na sexta-feira (15), trará mudanças significativas no funcionamento dos principais meios de transporte do Rio de Janeiro (RJ). Trens, metrôs, BRTs e VLTs terão horários especiais para acomodar o aumento de movimentação de passageiros devido à cúpula internacional que ocorrerá na cidade.

Além disso, a área ao redor do Museu de Arte Moderna (MAM), onde será realizada a Cúpula do G20, passará por intervenções para garantir a segurança e a fluidez do evento. O Complexo G20, que engloba locais estratégicos como o Aeroporto Santos Dumont, a Marina da Glória e o Monumento a Estácio de Sá, também contará com restrições temporárias. A região abrange ainda o Vivo Rio e a Fundação Getúlio Vargas, além de várias áreas da Zona Sul, onde se localizam os hotéis das delegações e líderes internacionais.

Funcionamento dos transportes durante o G20:

  • VLT

Entre quinta-feira (14) e sábado (16), a Linha 1 do VLT terá um horário especial para o G20 Social, funcionando das 5h às 17h. Durante esse período, as estações Museus, Navios/Cais do Valongo e Aquário/Utopia estarão fora de operação. A Linha 3, por sua vez, terá seu trajeto ampliado, chegando até o Terminal Gentileza. As Linhas 2 e 4 seguirão operando normalmente.

  • TREM

De sexta a domingo (15, 16 e 17/11), a Supervia adotará a grade horária de domingos e feriados. Haverá manutenções na via e na rede aérea dos ramais Deodoro, Belford Roxo e Gramacho/Saracuruna. Na segunda e terça-feira (18 e 19/11), será aplicada a grade horária de sábado, com possíveis ajustes pontuais na circulação. Na quarta-feira (20/11), a grade será a de domingos e feriados, com ajustes nos intervalos. Após o megaferiadão, os trens voltam a operar com a grade horária dos dias úteis.

  • METRÔ

Sexta-feira (15/11): 7h às 23h.
Sábado (16/11): 5h à meia-noite
Domingo (17/11): 7h as 23h
Segunda e terça-feira (18 e 19/11): 5h à meia-noite
Quarta-feira (20/11): 7h às 23h.

  • BRT

De acordo com a Mobi-Rio, nos feriados de sexta (15) e quarta-feira (20), o BRT seguirá o horário de sábado. Nos demais dias, a operação ocorrerá nos horários habituais.

  • TÁXIS

Durante o G20, os pontos de táxi da Praça Mauá serão realocados para a Avenida Venezuela, entre a Av. Barão de Tefé e a Rua Silvino Montenegro, e para a Av. Rio Branco, entre a Rua Acre e a Rua Visconde de Inhaúma. Já os pontos de ônibus na Praça Mauá serão mantidos durante todo o feriado.

Funcionamento do trânsito na cidade:

No feriado do Dia da República (15), o Aterro do Flamengo ficará bloqueado pela manhã para o treinamento das forças de segurança, sendo liberado para o trânsito no período da tarde. Entre os dias 17 e 19 de novembro, o Aterro estará totalmente fechado para veículos, com exceção dos carros oficiais das delegações. As passarelas para pedestres estarão fechadas, mas as passagens subterrâneas seguirão abertas.

Durante o megaferiadão, não haverá áreas de lazer no Aterro nem na orla da cidade. As vias da orla de Leblon, Ipanema e Copacabana permanecerão abertas ao tráfego.

A Linha Vermelha será a principal rota das delegações, mas seguirá aberta ao trânsito, com bloqueios temporários apenas quando houver passagem de comitivas. A Avenida Brasil é sugerida como alternativa para os motoristas. Para quem se dirigir aos hotéis da Barra da Tijuca e Zona Sul, a Linha Amarela e a orla serão as rotas recomendadas, respectivamente.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus