Casa Pacheco reabre nesta quinta (21) no Jardim Botânico com exposição sobre Botânica, Cultura e Tradição

Nesta quinta-feira (21), a Casa Pacheco Leão, um dos prédios históricos mais emblemáticos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, reabre as suas portas ao público. Com o fim de uma reforma cuidadosa.  A reinauguração será acompanhada da exposição inédita “Rota do Chá-Botânica, Cultura e Tradição”, parte das celebrações pelos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China. O espaço oferecerá entrada gratuita, mediante reserva de ingressos no site jbrj.eleventickets.com, e funcionará de quinta a terça-feira, das 10h às 17h. 

Há cerca de oito anos fechada, a Casa Pacheco leão passou por uma ampla restauração que conseguiu R$ 2,7 milhões, com recursos da Lei Rouanet e patrocínio da State Grid Brazil Holding e do Banco BOCOM BBM. As obras, realizadas em seis meses, restauraram a essência imóvel, que conta com dois andares, dez salas, quatro banheiros e copa, além de detalhes arquitetônicos como cores originais das paredes, esquadrias verdes e guarda-corpo azuis. O projeto incluiu ainda a instalação de um elevador e banheiros acessíveis, garantindo que o espaço esteja adequado às normas de acessibilidade. A restauração foi supervisionada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

“É fascinante ver esse lugar, que preserva tantos detalhes originais, reaberto para o público. Agora, todos poderão explorar o universo de um homem que dedicou sua vida ao estudo e à preservação da flora nacional”, afirmou Patrícia Wanzeller, superintendente do Iphan no Rio de Janeiro.

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: reprodução